
Férias? Não tenho tempo para isso!
Será que consigo alcançar os objetivos que me propus para este ano? Este era o pensamento que me vinha de forma recorrente no final de cada verão. A ansiedade parecia estar sempre presente.
Durante muito tempo foi assim. Trabalhava durante as férias, entre telefonemas, e-mails “urgentes” e situações para resolver, acabava por passar as férias a fazer o mesmo que fazia durante todo o ano. Aliás, fazia-o convicta de que era isso que acontecia, a quem como eu, desenvolvia um negócio próprio ou tinha resultados para alcançar. Por vezes, sentia culpa por não aproveitar todo o tempo livre que tinha para trabalhar e adiantar algumas coisas. Tinha tanta coisa para fazer!
Hoje, não penso assim. Mesmo com muito trabalho, faço férias com tudo aquilo a que tenho direito. Rodeio-me da família e dos amigos, aproveito o tempo de lazer para desfrutar ao máximo aquilo que a vida tem de bom. O convívio entre todos, um bom livro para ler, as brincadeiras e as gargalhadas das crianças na piscina, os passeios à beira mar e os petiscos ao final da tarde com os amigos. É esse o seu único objetivo nas férias: desfrutar.
Sem pressas, vivo cada momento com a importância que devem ser vividos, pois sei que são eles que me vão aguentar na pressão dos dias de trabalho que se seguirão. Estou convicta que este tempo em que se faz uma pausa na rotina habitual é crucial para a vida profissional tenha êxito. Assim, faço-o de forma a atestar as minhas reservas de energia positiva para o resto do ano. Este é o bónus que eu dou a mim própria e que tem um retorno total: tempo de qualidade!
Eis algumas boas razões para tirar férias e fazer uma pausa do trabalho:
- Ponha limites a si próprio – Valorize-se ao ponto de dizer a si próprio “Eu mereço umas férias!” Isso vai fazer maravilhas pela sua autoestima.
- Aprecie as pequenas coisas para as quais não tem tempo habitualmente– sabe aquele café que bebe a correr antes de entrar numa reunião? Pois, agora que está de férias, sente-se na esplanada e desfrute devagar o seu sabor. Vai ser uma lembrança boa quando voltar ao trabalho.
- Esteja com aqueles que mais gosta – A família e os amigos são o mais importante na vida. São eles que estão consigo em todos os momentos, nos bons e nos menos bons. Se a sua rotina diária não permite ter tanto tempo para eles quanto gostaria, o que pode fazer nas férias é dar-lhe toda a sua atenção.
Aproveite as férias! A vida não é uma maratona. Alguém consegue imaginar um livro sem vírgulas ou pontos finais, página atrás de página? Claro que não. As pausas dão-lhe significado. O mesmo acontece na nossa vida. Parar para refletir não é um privilégio só para alguns, é uma necessidade de todos! Vai ver que no regresso, com a cabeça limpa e o coração cheio de boas memórias, a criatividade vai aumentar, o foco será maior e os resultados surpreendentes! Boas férias!
Autora: Anabela Chastre – Attitude Coach
Fonte: rhonline.pt